Loja Simulação
Integrador Credenciado WEG

Energia solar pode ajudar no cenário pós-crise brasileiro

A pandemia da COVID -19 tem levado a uma revisão dos modos de produção, partindo para uma pegada mais sustentável, e uma aposta no setor de energia é nas fontes renováveis, principalmente na energia solar, que representa 95% de todo o recurso renovável do planeta.

A energia solar é uma forma de produção de energia mais barata, e por isso ela pode ajudar na recuperação da economia brasileira a exemplo do que aconteceu nas crises de 2015 e 2016, quando a fonte cresceu 104% e 125%, respectivamente, ajudando no reaquecimento econômico.

A influência das renováveis no aquecimento da atividade econômica é comprovada pelo estudo da Agência Internacional de Energia Renovável (IRENA), aportando que, a cada dólar investido em energias renováveis e em medidas de eficiência energética, é gerada economia de até 8 dólares que seriam gastos para remediar impactos ambientais e sociais do uso de combustíveis fósseis, como mudanças climáticas e poluição do ar. 

A geração de empregos pelas fontes limpas no mundo também movimenta a economia. A expectativa do IRENA é que elas sejam responsáveis por gerar mais de 42 milhões de postos de trabalho nos próximos 30 anos, sendo metade no segmento solar.

De acordo com o presidente da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), Rodrigo Sauaia, “a fonte pode ser uma catapulta de investimentos e empregos, abrindo oportunidades e fortalecendo a arrecadação após a pandemia”. Sauaia também afirmou que a ABSOLAR está em contato direto com a equipe econômica do Governo Federal para a inclusão da energia solar em futuros planos de estímulo.

Fonte:
https://www.panoramaoffshore.com.br/importancia-da-energia-solar-no-cenario-pos-crise/