Loja Simulação
Integrador Credenciado WEG

Energia solar cresce 22,5% no mundo no último ano

A fonte solar fotovoltaica liderou o crescimento da capacidade instalada de energias renováveis no mundo em 2019, com o acréscimo de 115 gigawatts, representando um crescimento anual de 22,5%. Segundo os dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), o Brasil assume maior protagonismo no crescimento da tecnologia fotovoltaica. Os dados brasileiros incluem as usinas solares de grande porte e os sistemas distribuídos de pequeno e médio portes, em telhados e fachadas de edifícios e em pequenos terrenos.

O aumento observado em 2019 foi 12% maior em comparação ao ano de 2018. Na América Latina, o Brasil liderou o avanço do uso da energia solar, já no cenário internacional, o Brasil ficou em terceiro lugar. “O crescimento da energia solar fotovoltaica em 2019 bateu novo recorde e foi o maior de toda a série histórica. Isso demonstra o enorme potencial da tecnologia na expansão renovável, diversificação e descarbonização das matrizes elétricas ao redor do mundo, especialmente no Brasil, país com um imenso recurso solar”, destaca o CEO da ABSOLAR, Rodrigo Sauaia.

Os sistemas solares de pequeno e médio portes de geração distribuída, foram os que mais cresceram no ano. “A energia solar na geração distribuída tem sido, nos últimos anos, uma forte locomotiva de crescimento econômico ao Brasil, com muitos investimentos e empregos gerados, além da grande contribuição para tornar a sociedade cada vez mais sustentável e competitiva”, ressalta o presidente do Conselho de Administração da ABSOLAR, Ronaldo Koloszuk.

Fonte:
https://www.ecodebate.com.br/2020/06/18/energia-solar-cresce-225-no-mundo-com-mais-de-115-gigawatts-instalados-no-ultimo-ano/